segunda-feira, 16 de março de 2009

Fora do Ar

Por Sabrina Inserra

Você baixa música pela internet?

Se você faz parte da parcela de mais de um milhão de pessoas que utilizava a Comunidade Discografias do Orkut para adquirir os últimos lançamentos das suas bandas preferidas, hoje não é um bom dia.

Depois de uma longa batalha travada ferrenhamente entre os moderadores (e usuários) do fórum e a APCM (Associação Antipirataria de Cinema e Música), a comunidade anunciou seu fim. Os moderadores divulgaram uma nota no site informando o fechamento: "Informamos a todos os membros da comunidade 'Discografias' que encerramos as atividades devido às ameaças que estamos sofrendo da APCM e outros orgãos de defesa dos direitos autorais".

A página era repleta de links de álbuns inteiros das mais diversas bandas e estilos, que o internauta podia acessar e fazer o download sem pagar nenhum centavo. Ao saberem de uma possível interdição, os usuários começaram a trabalhar em um abaixo-assinado, que arrecadou cerca de 26 mil assinaturas. Porém, a medida não foi suficiente para impedir o cancelamento da comunidade.

O compartilhamento de músicas pela rede foi a grande dificuldade trazida com a internet para as gravadoras e os artistas tiveram que se virar para compensar as perdas. Alguns decidiram optar por um lado mais radical, como foi o caso da banda Metallica que chegou a contratar pessoas para rastrear o endereço IP dos fãs que estavam fazendo dowload de seu novo álbum. Já outros decidiram tomar atitudes mais liberais, como a banda Readiohead que desponibilizou seu CD no site do grupo para ser baixado pelos fãs antes mesmo de o álbum chegar nas lojas.

Quando se trata de web, um argumento é inquestionável: a internet facilitou como nunca a divulgação dos artistas e popularizou suas músicas. Cabe aos grupos e às gravadoras saber usar essa ferramenta ao seu favor e fazer dela um meio para conquistar mais fãs que, se não comprarem o CD, pelo menos vão aos shows (que custam BEM caro e rendem mais dinheiro aos artistas do que a venda de CD's).

Nenhum comentário: