terça-feira, 3 de março de 2009

A crise do país das maravilhas

Por Henrique Esper




“Eu só queria saber que caminho tomar” pergunta Alice ao mestre gato, que responde sorrindo “isso depende do lugar aonde quer ir”. As falas do filme 'Alice no país das maravilhas' se encaixam perfeitamente na situação do Brasil diante dessa tal crise econômica.

É verdade quando nosso presidente diz que o país está pronto para lidar com a crise financeira, afinal depois de termos passado por tantas outras alguma coisa devemos ter aprendido. Entretanto o problema vai muito além do que quedas da bolsa de valores e escassez de crédito.

Enquanto todos estão aflitos e concentrados na economia brasileira ninguém presta atenção na parte social da história. O preço dos alimentos são os que mais sobem, a classe média está cada vez mais endividada e as dificuldades da classe mais baixa só aumentam. Todos os dias brasileiros voltam ao seu país natal após passar um longo tempo fora, e as escolas públicas continuam sem infra-estrutura e investimento nenhum.

Realmente, o Brasil está preparado para enfrentar a crise econômica, mas ninguém está vendo a possível crise social que pode tomar conta do país.

“um lado [do cogumelo] lhe fará crescer e o outro lhe fará diminuir” explicou a lagarta à Alice. Qual lado o Brasil escolherá?

Nenhum comentário: