quinta-feira, 26 de março de 2009

Agora é a Hora

Por Henrique Esper

Todos nós estamos cansados de ouvir sobre o aquecimento global e suas consequências. Mas o que fazemos sobre isso? O discurso que muitas vezes escuto é "eu sou só uma pessoa, não posso mudar o mundo sozinha." Verdade, mas deixe-me contar uma história.

No dia 31 de março 2007 uma cidade chamada Sidney, na Austrália, apagou todas as suas luzes por uma hora. O que eles queriam com isso? chamar a atenção das autoridades para o tal aquecimento global.

E o que era um ato simples, simbólico, feito por apenas uma cidade do mundo se espalhou. Em 2008 a Hora do Planeta, ou Earth Hour, virou um evento global. Mais de 370 cidades ao redor do mundo apagram suas luzes. O coliseu, em roma, ficou no escuro. A ponte de São Francisco nos Estados Unidos se misturou com a escuridão do rio que corta.

Este ano, no dia 28 de março das 20:30 as 21:30, o Brasil também vai participar. A cidade de São Paulo afirmou que apagará as luzes da Ponte Estaiada, do Monumento às Bandeiras, do Viaduto do Chá, do Estádio do Pacaembu, do Teatro Municipal, do Obelisco e do Parque do Ibirapuera.

Com esse ato simbólico esperamos, não só chamar a tenção para a destruição do meio ambiente, mas influenciar as autoridades mundiais a assinar um Acordo Global de Clima, na cidade de Coponhagen, em dezembro.

Já deixamos muitas pegadas de carbono, e temos que fazer algo para apaga-los, porque quando a maré subir, ao invés de apaga-las, ela irá marcar, defitivamente, estas pegadas.

Portanto, no dia 28 de março de 2009 as 20:30, apague as luzes de sua casa. Você pode ser apenas uma pessoa no meio da multidão, mas Sidney é apenas uma cidade no meio de tantas outras.

Nenhum comentário: