sexta-feira, 24 de abril de 2009

Uma Nova Promessa

Por Sabrina Inserra

Assunto de discussões polêmicas e acaloradas, as células-tronco estão sob os holofotes novamente. A grande descoberta da vez, que promete abalar os alicerces da ciência, foi trazida por pesquisadores dos Estados Unidos e da Alemanha e dá novas esperanças para os pacientes que esperam um bom resultado dos testes.

O que antes parecia impossível, aconteceu: foi descoberta uma forma segura de se transfomar células adultas em outras capazes de originar novos tecidos. Segundo os pesquisadores, um coquetel de proteínas é o suficiente para dar características embrionárias às celulas adultas, que antes eram incapazes de serem alteradas.

Se os testes tiverem resultados positivos, será possível criar tecidos ideais para transplante, pois eles trariam a carga genética do próprio paciente. Isso praticamente anularia a probabilidade de rejeição.

A descoberta chega logo após o governo dos Estados Unidos mudar a política em relação às pesquisas com células-tronco. Em 2001, o então presidente do país, George W. Bush, havia proibido o financiamento de dinheiro público para os testes com células-tronco embrionárias. Porém, assim que Barack Obama assumiu a presidência, uma de suas primeiras medidas foi reverter a decisão e permitir o investimento.

Se tudo der certo com os novos experimentos, a discussão sobre o uso de células embrionárias, que tem gerado divergências ao redor do mundo (principalmente no que diz respeito a quando de fato a vida teria início - se na fecundação ou no nascimento), ficará por um tempo na geladeira.

Nenhum comentário: