domingo, 5 de abril de 2009

Cartão de(s) Crédito

Por Sabrina Inserra

A crise continua com força no mundo inteiro e claro que não seria diferente na terra do Tio Sam. Dessa vez, até os cartões estão perdendo o crédito. A inadimplência no pagamento das faturas alcançou o patamar mais elevado em 20 anos.

Para se ter uma ideia, o calote já está na casa dos 400 mil dólares, ou seja, quase o dobro do que o Brasil tem em caixa nas suas reservas em dólar. Isso já é o suficiente para fazer os executivos e os especialistas econômicos perderem os últimos fios brancos que restavam na cabeça, pois, não podemos esquecer que a crise teve início com a inadimplência no setor imobiliário (lembram do subprime? Então!).

Se antigamente as empresas da área ofereciam até 100 dólares para você adquirir um cartão, agora elas te dão um desconto de até 300 dólares no pagamento das suas dívidas, mas com uma condição: você tem que cancelar o plano e devolver o cartão! Também, não é para menos: os americanos têm em média quatro cartões de crédito. Isso facilita aquele conhecido "não está passando? Tenta nesse aqui!", e aí, ao invés de uma dívida, tem-se quatro!

A coisa está tão preta, que já tem igrejas nos Estados Unidos incentivando seus fiéis a queimarem seus cartões para não fazerem mais dívidas. Melhor tirar a tentação da frente!

De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, os consumidores estão optando por uma alternativa mais segura: o cartão de débito. Fica muito mais fácil de ter o nome limpo na praça se você só gasta o que tem, certo? Aliás, o débito está tomando o lugar inclusive dos velhos talões de cheque (outra armadilha pra quem adora fazer umas comprinhas).

Há coisas que não tem preço. Para todas as outras, esqueça o Mastercard.

Nenhum comentário: