quarta-feira, 1 de abril de 2009

De Onde Veio?

Por Sabrina Inserra

A crise acabou! Hoje de manhã o presidente americano Barack Obama anunciou que as empresas americanas finalmente saíram do vermelho e estão começando a se recuperar. A Chrysler e a GM já afirmaram que vão abrir cerca de 30 mil postos de trabalho, dando preferência para aqueles que foram demitidos no final do ano passado ou no início desse ano.

Ok, ok... Eu confesso: o que vocês acabaram de ler é MENTIRA!!!!

Apesar de essa ser a notícia pela qual todos nós estamos esperando, o momento ainda não chegou. (Uma pessoa pode sonhar, né?)

A verdade é que eu não podia simplesmente deixar passar a oportunidade de fazer uma brincadeirinha em pleno Dia da Mentira!

Aliás... Falando em Dia da Mentira, você por acaso sabe quando essa brincadeira começou?

De acordo com os relatos mais convincentes, essa lenda teve início na França, por meados de 1582. Naquele ano, o papa Gregório 13 estipulou um novo calendário para substituir o Juliano, que havia sido criado por Júlio César no ano de 46 a.C. (Por isso o novo calendário ficou conhecido como Gregoriano).

Esse novo calendário mudava o início do ano do dia 1° de abril para o dia 1° de janeiro. Porém, muitas pessoas ficaram insatisfeitas com a mudança e, num ato de protesto, continuaram comemorando a virada do ano no início de abril.

Por esse motivo, era comum alguém receber convites para festas que não existiam ou desejos de um feliz ano novo nesse mês, mesmo que, oficialmente, o ano tivesse começado em janeiro. Como o ditado que diz que "quem conta um conto aumenta um ponto", essa brincadeira foi passando de geração em geração e as peças que as pessoas pregavam foram evoluindo, até chegar no que conhecemos hoje.

Porém, essa história ainda gera controvérsias pois, de acordo com a História, essa data já era comemorada pelos ingleses , hindus e judeus antes mesmo da mudança do calendário. Uma explicação plausível é que a comemoração teria a ver com a passagem do outono para a primavera no hemisfério norte. Mas, quando se trata do dia primeiro de abril, nunca se sabe o que é mentira ou, de fato, verdade.

Assim sendo, Feliz Ano Novo!

Um comentário:

jjlimão disse...

Feliz Ano Novo! ÊÊÊ!!! (que comentário sem graça)