terça-feira, 7 de abril de 2009

Encontros e Despedidas

Crônica escrita por Sabrina Inserra

Mais um dia longo de trabalho. Hora de ir para casa. O trem se aproxima da plataforma e eu me preparo para entrar com a massa de pessoas que aguarda o transporte. A porta se abre e eu entro. Logo encontro um banco próximo à janela e me sento.

O assento à minha frente é ocupado por um senhor de ralos cabelos brancos, cujas rugas afirmam o peso da idade. Sua expressão é triste, sofrida e me pego olhando demoradamente para ele. O jeito cuidadoso com que segura o jornal e lê rapidamente as notícias, lembra meu avô.

Ao seu lado, senta-se uma mulher com uma criança no colo. Parece cansada, como se seu dia durasse mais do que vinte e quatro horas. A criança dorme tranquilamente, livre de qualquer preocupação. Sorrio, admirando o contraste da cena.

O trem para. O senhor dobra o jornal e desocupa o lugar que mais tarde seria ocupado por um rapaz com o cabelo penteado com rastafáris. Suas orelhas estão ocupadas com fones de ouvido e ele canta em uma altura quase inaudível uma música conhecida. Acompanho mentalmente a letra que tanto repeti na infância.

O transporte para novamente, agora na minha estação. Me despeço com o olhar daqueles desconhecidos com os quais havia passado breves minutos. Desconhecidos que, ao descer do trem, dificilmente voltaria a ver.

Nenhum comentário: