segunda-feira, 29 de junho de 2009

Politizados

Por Sabrina Inserra


A banda irlandeza U2 não é só conhecida por suas músicas de sucesso e pelos CD's empolgantes. O ativismo de seu líder Bono Vox é quase tão disseminado quanto a letra de Beautiful Day.

Porém, a banda quis se posicionar ainda mais e passou a incentivar os fãs a usarem uma máscara da líder oposicionista de Mianmar, Aung San Suu Kyi, em seus shows durante a música Walk On.

No site da banda, o recado: "Recorte, prenda um elástico ou cordão nos lados, experimente o tamanho, use para ir à universidade, use nos ônibus e nos trens. Use nos bares e nas lojas. E não esqueça: traga a um show do U2".

Suu Kyi está na prisão desde o dia 14 de maio, quando teria violado sua prisão domiciliar ao receber um americano em casa. Ela é secretária da LND (Liga Nacional para a Democracia) e Prêmio Nobel da Paz e completou 64 anos neste mês. Seu partido ganhou as eleições de 1990, mas os militares se recusaram a legitimar o resultado. A partir de então, Suu Kyi já foi presa diversas vezes.

Não é a primeira vez que ela está ausente no dia de seu aniversário, uma vez que foi privada de liberdade por mais de 13 anos.

O U2 encontrou através de sua música Walk On, uma maneira de homenageá-la.

"Ande em frente, ande em frente
O que você conquistou eles não podem lhe tirar
Não, eles ainda nem podem sentir isso
Ande em frente, ande em frente
Fique segura esta noite".

Nenhum comentário: