sábado, 6 de junho de 2009

Bodas de Prata

Por Sabrina Inserra

Na tela, pecinhas coloridas vão tomando forma e se acumulando, uma sobre a outra. Do outro lado, o jogador apreensivo luta para evitar que elas cheguem ao topo. Com o passar do tempo, a velocidade vai aumentando, assim como a ansiedade daquele que aperta os botões.

Assim poderia ser descrito o jogo que marcou gerações e que hoje completa 25 anos. Numa era abarrotada de inovações na área dos games, o Tetris ainda possui uma legião de fãs saudosos, que não trocam as peças de montar nem pelo console mais moderno da Nintendo.

O Tetris foi criado por Alexey Pajitnov na Academia de Ciência de Moscou, durante a Guerra Fria e tornou-se um negócio através de Henk Rogers. Só sua primeira versão, lançada no dia 6 de junho de 1984, vendeu mais de 125 milhões de cópias.

Para se manter no topo, o jogo, que já havia ganhado o mercado dos gameboys portáteis, está migrando para um novo público: o dos smartphones (aqueles celulares inteligentes que fazem tudo pela gente) e parece estar se saindo muito bem nessa nova empreitada. Ele está entre os 10 jogos mais vendidos na Apple App Store, que disponibiliza aplicativos para o Iphone.

Pajitnov credita o sucesso de Tetris ao seu espírito de criação: "Em vez de destruir, como você faz na maioria dos jogos de tiro e outros gêneros, aqui você está criando alguma coisa. Você enfrenta o caos das peças caindo aleatoriamente e as coloca em ordem. Isso satisfaz as pessoas".

Se você também é um dos milhões de fãs do quebra-cabeça animado, fique esperto! Ao que tudo indica, em 2010 acontecerá um torneio mundial do jogo, que terá eliminatórias nas grandes cidades.

Nenhum comentário: