segunda-feira, 15 de junho de 2009

De Onde Veio?

Por Sabrina Inserra


Congestionamento recorde, chuva, frio e estresse. Foi assim que começou o feriado da maioria dos paulistanos nesta última semana. Porém, nada disso importa se a causa for boa - e a companhia também!

No último dia 12, milhares de casais apaixonados trocaram presentes e cartões para comemorar o Valentine's Day brasileiro (que na tradução nada literal, transformou-se no famoso Dia dos Namorados), sem nem imaginar o porquê dessa data comemorativa.

De onde será que ela veio? Mitologia? Jogada de marketing? Pura invenção?

Para entendermos um pouquinho, temos que voltar no tempo, lá para o final da Idade Média. Dia 15 de fevereiro era dia de festa para homenagear Juno e Lupercus, os protetores dos casais. Nela, os rapazes aproveitavam para colocar os nomes das moças em papeizinhos que seriam sorteados e, o nome que saísse, seria o de sua futura esposa - muito mais prático do que os jogos de conquista de hoje, não acham?

No melhor estilo de Romeu e Julieta (mas sem as mortes no final), muitos casais apaixonados eram impedidos por suas famílias de casarem-se. Para resolver o problema, um padre chamado Valentino passou a realizar casamentos às escondidas para os casais "fujões", para que estes não ficassem sem receber as bênçãos de Deus.

Daí então, surgiu o Valentine's Day ou Dia de São Valentino, festejado no dia 14 de fevereiro, que é o dia em que é comemorado o dia dos namorados nos Estados Unidos e na Europa.

Mas então, por que o dia dos namorados é comemorado no dia 12 de junho por aqui?

Aí sim, jogada de marketing! A ideia foi do empresário João Dória, que havia chegado do exterior e viu nessa comemoração uma boa oportunidade de alavancar o comércio. A data foi escolhida propositalmente para ser um dia antes do dia de Santo Antônio, o nosso santo casamenteiro. (Sorte dos comerciantes que encontraram no mês de junho o terceiro mês mais rentável do ano!).

Então... Seja por mitologia, jogada de marketing ou invenção, qualquer desculpa é bem vinda para estar pertinho de quem a gente gosta, não é mesmo?

Nenhum comentário: