segunda-feira, 4 de maio de 2009

A Banana da Hannah Montana

Texto escrito por Caitlin McDevitt e publicado na revista Newsweek.
Tradução e adaptação de Henrique Esper e Sabrina Inserra

Quando o desenho do Popeye estreou nos EUA, na década de 20, estourou a venda de suas comidas preferidas, principalmente o espinafre. Atualmente, a Disney espera que Zac Efron faça a mesma coisa com abacates, Mickey Mouse com ovos e Sininho com espigas de milho.

A prática de colocar personagens em comidas voltadas para crianças não é uma coisa nova, mas a estratégia é. Caixas de cereal e sacolas de fast-food eram o foco principal do marketing voltado para crianças, o que acabou desencadeando o aumento do número da obesidade infantil. Isso fez a Disney pensar duas vezes antes de associar o seu nome com doces ou fast-foods, tanto que nos últimos anos, a empresa vem se distanciando das comidas não-saudáveis. Um exemplo disso é sua não-renovação com o McDonald’s. Desde então, ela está expandindo suas relações com alimentos saudáveis, o que resultou em uma grande variedade de comidas “politicamente corretas” com a marca da Disney, incluindo frutas, vegetais e laticínios.

Esse fato explica o surgimento de ovos que levam o Mickey na embalagem dizendo: “Boa fonte de proteínas”. O produto chegou às prateleiras da Flórida e de Nova Iorque no mês passado e cada ovo traz um personagem estampado em sua casca. Eles variam desde o Tigrão até o famoso Buzz Lightyear e você pode inclusive criar ovos fritos com a forma das orelhas do Mickey. Os céticos podem até duvidar de que os pais pagariam maia caro por ovos com marca, ou que as crianças comeriam um alimento somente por causa dos desenhos, mas se o passado vale de alguma coisa, esses serão os ovos de ouro da Disney.

As promoções da empresa com comidas saudáveis começaram em 2006, como um projeto experimental. Personagens licenciados apareceriam em frutas básicas como maçãs, mas somente nos espaços disponíveis, como nos pequenos adesivos colados na fruta. A estratégia funcionou e os fornecedores ficaram felizes em criar uma parceria com a tão conhecida marca, pois isso significaria um maior número de vendas e a Disney mudou as ações de marketing em seus filmes para ter um maior comprometimento social. Muito esperto!

Agora, há mais de 250 ofertas da linha Jardim Disney (Disney Garden) e elas estão presentes nas grandes redes de mercados norte-americanos. As vendas cresceram cerca de 70% em 2008, o que é um bom estímulo para continuar a produção. Ainda não há previsão do lançamento desses produtos no Brasil, mas nós também temos nossas comidas personalizadas! Lembra das maçãs da Turma da Mônica?

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Sabrina!Muito legal a matéria. Vou passar o endereço do blog pro Fernando.Beijos, Lívia.

Sabrina Inserra disse...

Lívia!!
Que legal ver você por aqui!!!!
Beijão!!!