sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Tolerância Zero

Por Sabrina Inserra

Imagine a situação: lá está você, não-fumante, sentada na mesa de um barzinho, batendo um papo com seus amigos. A porção de batata frita que vocês pediram demorou, mas chegou bonita e apetitosa. Suas glândulas salivares começam a trabalhar e você se apressa em provar a comida. Porém, ao invés do sabor delicioso... fumaça!

Como? Bem na hora em que você ia comer, o rapaz da mesa ao lado soltou aquela baforada com o cheirinho agradável de cigarro. Fica difícil de engolir, não é mesmo? Isso quando você não tem que subir as escadas da sua faculdade aspirando aquela trilha de fumaça que aquela pessoa simpática que estava subindo as escadas com o cigarro na mão antes de você, deixou de presente.

Pois agora, para alegria de todos os não-fumantes do estado de São Paulo, entrou em vigor nessa madrugada a lei que proíbe o fumo em locais fechados. Fumar? Só do lado de fora! Para aqueles que já tinham o costume de fumar ao ar livre, não vai mudar muita coisa.

Essa não é uma crítica a todos os fumantes, longe disso! Apesar de não fumar, respeito aqueles que fumam, principalmente aqueles que também respeitam a minha opção de ficar longe da fumaça. Só acho estranho que tenha que haver uma lei para que aqueles que não admiram o tabaco e a nicotina possam respirar aliviados dentro dos estabelecimentos, não acham?

Nenhum comentário: